12 C
fpolis
- Publicidade -

A Entidade

Nossa História

A Associação Catarinense de Imprensa foi fundada por um grupo de jornalistas em 31 de julho de 1932, na sede da Liga Operária Catarinense, localizada na Rua Tiradentes, no coração da Capital, sob a liderança de Altino Flores, reconhecido como um dos jornalistas mais cultos, corajosos e independentes de seu tempo. A entidade teve uma expressiva atuação em seus primeiros anos, sendo interrompida pela ditadura do Estado Novo, no Governo Vargas.

Logo após a Segunda Guerra Mundial, o grupo retomou suas operações sob o nome de Associação dos Profissionais de Imprensa, fundada na década de 1950, que também deu origem ao atual Sindicato dos Jornalistas.

Posteriormente, o jornalista Alírio Bossle fundou a Casa do Jornalista em 1º de março de 1968, abrangendo o Sindicato dos Jornalistas, assim como o Sindicato dos Radialistas e a Associação dos Cronistas Esportivos.

No início do século XX, seus estatutos foram reformados na gestão do presidente Osmar Teixeira, retornando à sua denominação inicial de Associação Catarinense de Imprensa, em memória ao bravo grupo que mudou a realidade do jornalismo catarinense.

Nova sede inaugurada em Florianópolis

Nesse ambiente são desenvolvidos cursos de capacitação e empreendedorismo, além de eventos e encontros para a promoção da cultura e da inovação. Esse também é o endereço do futuro Memorial da Comunicação Catarinense, projeto inédito no Brasil que tem como objetivo preservar a história do rádio, internet, televisão e da imprensa catarinense, em um ambiente dinâmico e interativo.