Chai Carioni


COMO SER PRODUTIVO TRABALHANDO EM CASA?




Afinal você já pensou em trabalhar no modelo Home office?

Talvez seja um sonho de muitas pessoas, especialmente se considerarmos as inúmeras horas perdidas no trânsito ou mesmo a possibilidade de unir trabalho com a comodidade de estar no ambiente de casa, muitas vezes aproveitando mais o convívio com família, bichinhos de estimação e outras tarefas que podem ser agregadas a este formato.

E na prática, funciona mesmo? É ou não é mais produtivo o trabalho em home office?

Como praticamente tudo que escrevo aqui para vocês, não existe certo ou errado sem antes avaliarmos outros critérios, como por exemplo o perfil comportamental de quem está disposto a fazer de sua casa também seu escritório, além do critério estrutura mínima para fazer a produtividade ser real.

Independente do seu perfil ser mais dominante, extrovertido, centralizador, planejador ou analítico, segue algumas dicas importantes para fazer dar certo esse projeto chamado home office:

1. FOCO
Defina horários para dar foco em atividades importantes. Saber priorizar as tarefas e compromissos importantes trará consciência na gestão do tempo.

2. AGENDA
Planejar sua agenda semanal (não a diária) é mais assertivo.

3. REDES SOCIAIS
Mesmo que você trabalhe com marketing digital ou e-commerce, separe alguns horários para não olhar redes sociais evitando distrações.

4. LOCAL ADEQUADO
Você pode estar em casa, mesmo assim, prepare um local adequado para produzir, especialmente com uma cadeira ergonomicamente escolhida para você usar.

5. ORGANIZAÇÃO
Arrumar não é organizar, então tenha seu material de trabalho organizado, afinal em casa temos a tendência de querermos arrumar as coisas em seus lugares, o que nos “rouba” tempo produtivo.

6. COMUNIQUE
Se você estiver em casa com mais pessoas no horário de trabalho, comunique que detal hora a tal hora você estará ocupado, evitando ser interrompido com frequência.

7. FORMALIDADE X FLEXIBILIDADE
Especialmente com seus clientes, não confunda ser formal, o que é importante e positivo, pois significa seguir regras, combinados e ser pontual com o fato de seu estilo de trabalho ser flexível. Ser flexível é estar pronto para mudar, aprender e inovar.

8. PARAR PARA RESPIRAR
Lembre-se de fazer pequenos intervalos, caminhar, respirar, alongar e fazer outras coisas além de trabalhar, afinal, muitos julgam que trabalhar em casa é “moleza”, mas na verdade a tendência de você ultrapassar horas de produção e extrapolar os limites de equilíbrio em outras áreas da vida são bem comuns.

9. DEFINA ROTINA
Estar em casa e não ter rotina será um desafio ainda maior, minha dica (não tem certo ou errado) é você escrever um dia ideal e tentar transformar em uma rotina positiva para você.

10. SAIA DE CASA
Trocar experiências, participar de grupos, ir a palestras e eventos para fomentar o networking é tarefa fundamental para quem trabalha no estilo home office, afinal, o poder do compartilhamento de ideias sempre será um agregador em qualquer estilo produtivo.

11. USE A TECNOLOGIA
Use internet a seu favor, otimize seus processos com sistemas e aplicativos, conecte-se com pessoas e aprenda sempre coisas novas.

A principal dica para ter produtividade no modelo de trabalho home office é acreditar que essa é sua melhor escolha no momento. Esse pensamento trará possibilidades de agir com uma intenção positiva no seu dia a dia.

Quando olhamos a situação com uma visão positiva, criamos um ambiente mais harmonioso e equilibrado.

Equilíbrio é um objetivo em qualquer método de trabalho.

BUSQUE O SEU.

FOTO: DIVULGAÇÃO/ND
Jornal ND, Maio de 2020.

Curtiu? Comente.