Chai Carioni


MINDSET CEO – COMO SER UM LÍDER PRÓSPERO E INSPIRAR PESSOAS




“Não é sobre ser um herói…
É sobre encarar seus medos…
É sobre encontrar forças…
É sobre estarmos onde precisam de nós.
Sobre fazer escolhas difíceis nas piores situações.
Sobre enxergar o todo.
Sobre saber quando seguir e quando liderar.
Sobre fazer o que precisa ser feito.
Alguém precisa fazer!”

Trechos da série Station 19 – Netflix

O empreendedor com Midset CEO se identifica com o texto acima, este texto eu tirei como insight de uma série do Netflix chamado Station 19 em uma noite qualquer que eu estava tentando desligar dos assuntos operacionais da minha empresa, foi então que ouvi esta narração enquanto as cenas passavam, não pude deixar de escrever em meu bloco de notas e agora compartilho com você.

Minha visão para o empreendedorismo é que somos solitários em muitos momentos da jornada e depende de cada um de nós termos atenção para que possamos evoluir nos negócios ao mesmo tempo que evoluímos no equilíbrio que nos movimenta.

Avalie o momento que você está, procure ter uma visão ampla, macro e esteja presente nas situações micros também, assim, será alguém que participa da maneira que todos esperam.

CONSTRUIR PERTENCIMENTO PARA GERAR COMPROMETIMENTO

Se sua empresa já tem bem definido Missão, Visão, Valores e Propósito, neste momento você, líder facilitador deverá comparar com o seu time se eles estão no caminho certo e se há algo que precise melhorar. Tenha uma escuta ativa para as pessoas que fazem parte da sua empresa, assim poderão juntos avaliar em que fase de liderança estão, eu citarei aqui, 4 fases macros, reflita sobre estes pontos e no final saberá identificar qual a melhor ação a ser tomada, afinal, Mindset CEO faz parte das competências de pessoas que tomam decisões.
Você assume o posicionamento e aceita o ciclo da mudança no modelo do equilíbrio dinâmico com maestria? Responda SIM ou NÃO para as próximas perguntas.

FASE 1
AÇÃO MUDAR

  • Meu time está sem energia (apático) para realizar tudo que é demandado?
  • Minha empresa está com as atividades importantes atrasadas, como por exemplo, fazer follow-up com clientes, enviar orçamentos, prospectar novos mercados?
  • Meu time está completo, sabemos que podemos fazer melhor ou diferente, fazer de forma mais “profissional”, e estamos procrastinando melhorias?

FASE 2
COMUNICAÇÃO DESENVOLVER

  • Nossas reuniões e feedbacks estão sendo muito mais voltados para o operacional, especialmente voltado para resolver problemas?
  • Eu gostaria de aprender e ensinar mais. Colaborar é compartilhar conhecimento, priorizar o desenvolvimento das pessoas é a melhor forma de reconhecer seus potenciais?
  • Somos um time exigente, crítico, assim como nossos clientes, isso gera pressão no dia a dia, mas ao mesmo tempo nossos resultados são positivos?

FASE 3
GESTÃO – CRIAR MODELOS

  • Sentimos necessidade de inovar para crescer, mas temos medo de sacrificar o modelo de gestão construído. Estamos no automático dos processos?
  • Batemos as metas, sabemos que podemos mais, porém ao mesmo tempo isso significa mexer na estrutura e precisamos tomar decisões nem sempre fáceis?
  • Perdemos a noção do tempo trabalhando nos projetos e no dia seguinte ainda estamos com energia para continuar focados, será “Hard Work x Smart Work”?

FASE 4
LIDERAR CULTURA

  • Eu sinto que faço parte do grupo, porque estou contribuindo, meu sentimento de inquietude quando aparece é sinal de entusiasmo e consigo compartilhar nossos objetivos, nossos sonhos, nossos desafios com clareza e direcionamento?
  • Eu tenho consciência sobre ser produtivo nas áreas de família, saúde, trabalho, intelectual e social?
  • Eu tenho clareza das minhas responsabilidades, porém eu sinto que meu trabalho gera impacto em muitas outras pessoas e esse é o verdadeiro propósito de tudo?


QUAL O MOVIMENTO PARA CADA FASE?

Antes, veja quantos “SIM” você respondeu mentalmente a cada uma das questões de cada fase. Essa avalição pode ser um pequeno start para você começar a agir de forma mais produtiva, organizando seu tempo como gestor e líder. O líder produtivo é o líder próspero, uma vez que ele trabalha com propósito claro, lembrando sempre de que junto irá mais longe e de forma sustentável. O Mindset CEO está relacionado a não ser mais solitário em seus resultados.

Agora sim, deixo aqui uma sugestão de movimento – dentro do equilíbrio dinâmico que você escolheu para ser feito:

FASE 1: AGIR
Ter mais execução com planejamento certo.

FASE 2: COMUNICAR
Desenvolver competências emocionais como líder e investir no desenvolvimento da equipe.

FASE 3: GESTÃO
Criar processos ou rever um modelo de negócio.

FASE 4: LIDERAR
Abrir novas frentes, fazer parte de master mind e contribuir ainda mais para o crescimento pessoal e profissional.

MINDSET CEO COLABORATIVO

Transitamos por diferentes fases no ciclo da liderança.

O líder percebe que precisa organizar a sua rotina para criando estratégias e, usando ferramentas que tenham resultado consistentes.

O líder é quem inspira pessoas a fazer acontecer, é quem não desiste de buscar:

– Desenvolvimento de habilidades.

– Estratégias relacionamentos com propósito.

– Escuta ativa e feedback soluções com criatividade.

– Crescer de forma sustentável.

– Equilíbrio que movimenta.

Revista Empreenda ed. 34, mar. 2020.

Curtiu? Comente.