Chai Carioni


SUA META É HARD OU SMART




Queremos uma vida mais equilibrada sem ser equilibrista. Queremos um trabalho com mais propósito e melhores resultados com a consciência de que expandir não significa sacrificar outras áreas da vida, afinal o termo Hardwork já deve ser substituído por Smart work.

Pensando nisso trouxe para vocês, leitores da Empreenda um modelo de construção de metas que irá fazer sentido para um ano próspero.

Meta SMART – construa a sua!

O significado de cada letra original e traduzida para português:

SPECIFIC ESPECÍFICA OU CONTEXTUALIZADA
MEASURABLE MENSURÁVEL
ACHIEVABLE ATINGÍVEL
RELEVANT RELEVANTE
TIMELY TEMPORAL

 

Minha sugestão é que você escreva em um papel ou no seu note essas ideias aleatórias, tudo o que você imagina sobre seus objetivos, fazendo assim, um verdadeiro brainstorm.

Aliás, eu particularmente começo praticamente todos os projetos (meus e de meus mentorados) por um brainstorm
organizado em mapa mental.

Utilizo o app https://www.mindmeister.com/pt para essa tarefa.

Fica aqui a dica prática para você que gosta de organizar as ideias de forma mais visual.

Ao visualizar suas ideias, defina um objetivo central que pode ser em qualquer área da vida como por exemplo:

Definir a área específica para criar uma meta passa ser um exercício de prioridade e fará mais sentido no momento de transformá-la em S.M.A.R.T, pois a primeira pergunta que irei fazer para você será:

Por que esse objetivo é o mais importante?

Nesse momento já começamos a verificar evidências da Relevância da sua meta.

A segunda orientação no meu jeito de atuar é a definição do prazo x data que você quer ter sua meta atingida, ou seja, vamos colocar sua meta no modo Temporal. Antes de contextualizar sua meta, verifique se tem clareza nas respostas abaixo, assim poderemos finalmente escrever a meta S.M.A.R.T com todo comprometimento e foco:

1 – O que eu quero realizar?
2 – Por que eu quero realizar?
3 – Quando que eu quero realizar?

Neste momento dedique um pouco mais de tempo ao item atingível e defina as maneiras que você irá realizar sua meta.

Quais serão as ações necessárias para atingir o objetivo final, minha dica consiste em fragmentar sua meta, dividir em pequenas etapas ou tarefas e desta forma tudo ficará mais atingível.

Mensurar sua meta é um ponto importantíssimo, porque definir indicadores promove a condição de controle das suas ações e manutenção dos resultados.

Agora escreverei um exemplo prático para você, leitor, acompanhar, aproveite para criar a sua própria META S.M.A.R.T, lembre-se de celebrar quando você tiver atingido.

Exemplo área da vida financeira:
S: Reservar 10% do meu lucro líquido mensal para reinvestir no meu negócio em 2020 para expandir minha participação no meu mercado de trabalho.

M: 10% do lucro líquido.

A: Validar o controle financeiro do negócio. Entender quanto do faturamento representa 10% do lucro líquido. Escolher quais os reinvestimentos prioritários para serem feitos no negócio como mentoria, cursos, marketing, estrutural, pois assim o objetivo financeiro se torna mensurável e mais relevante.

R: importante ter um valor acumulado nos próximos meses para investir no lançamento de produtos, fortalecimento do branding e marketing. Na minha visão como administradora de empresas eu acredito que sem investimento não existe crescimento e sem crescimento não estamos preparados para sermos mais produtivos e competitivos.

Empreendedor com mindset inovador está preparado para agir rápido quando necessário, o recurso financeiro disponível influencia diretamente a tomada de decisão.

T: Iniciar em janeiro 2020 para ter um ano de melhor tomada de decisão em reinvestimentos. O controle será mensal.

A conquista existe para quem não desiste. Corra atrás dos seus sonhos, será mais fácil se você transformá-los em metas e melhor ainda se elas forem METAS S.M.A.R.T.

Continue com o equilíbrio em movimento para construção de um Mindset Prospero e inovador, aplique as 7 dicas que deixo aqui como um Bônus para você.

1 – VIVER O HOJE COM PRESENÇA
2 – FORMATAR SEUS SONHOS E VISUALIZAR COM AÇÃO
3 – APRENDER COM OS ERROS E ENSINAR PARA MAIS PESSOAS SEUS APRENDIZADOS
4 – CURTIR A JORNADA, MAS TER CLAREZA DO DESTINO.
5 – CULTIVAR BONS HÁBITOS PARA VIVER UM ESTILO DE VIDA INSPIRADOR.
6 – ELIMINAR LADRÕES DE ENERGIA.
7 – RECONHECER AS COISAS BOAS DA VIDA. AGRADECER MAIS E RECLAMAR MENOS.

Revista Empreenda ed. 32, jan. 2020.

Curtiu? Comente.