Viver aprendendo

A educação que vem do berçário no Centro Educacional Infantil Vivendo Aprendendo

TEXTO: ÂNGELA MARIA GENTIL
FOTO: JOÃO PEDRO

A Capital do Estado, conhecida como Ilha da Magia, é a cidade onde nasci e me criei. Tenho muito orgulho de ser manezinha da ilha.
E foi na ilha, ali na rua Desembargador Urbano Salles que abrimos em 1991 a primeira unidade do Centro Educacional Infantil Vivendo Aprendendo, especializado em berçário e educação infantil.
Em 2006, depois de muito trabalho, inauguramos a Unidade II, na Rua Hermínio Jacques, para atender principalmente aos pedidos de matrícula para o berçário, maternal I e maternal II.
Hoje somos felizes por cumprir nossa missão de educar e divertir crianças e sabemos que ainda temos um longo caminho pela frente. Mas também sabemos que o bom resultado do nosso trabalho não ocorre por acaso.
Ao iniciar o curso de magistério, em 1975, já sabia que queria trabalhar com educação infantil. E já faço parte desse universo há 38 anos, me renovando dia-a-dia na companhia das crianças.
Minha longa experiência me fez acreditar que as leis da vida são gerais, naturais e válidas para todos os seres. Por ser uma pesquisadora prática e dedicada ao meu trabalho, me identifiquei com a pedagogia Freinet, proposta pedagógica de construção permanente. Refleti muito sobre os pensamentos de pesquisadores como Wallom, Vygotsky e Piaget.
Também por isso é que o Vivendo Aprendendo é mágico e único na vida de cada criança, porque aqui proporcionamos ao aluno a possibilidade de realizar um trabalho real.
Estamos abertos ao encontro e à participação integrada da família e da comunidade. Contextualizamos as crianças com sua cultura e resgatamos o folclore catarinense através do boi de mamão e do pão por Deus. Vivenciamos as brincadeiras da Ilha: bate manteiga, bola de gude, bento frade e muitas outras.
Para nós, a livre expressão é dar a palavra à criança, dar meios para ela se exprimir e se comunicar. Fazer sentir a sua riqueza e assim tomar consciência de seu valor e seu eu.
A organização do material e outras decisões da classe são feitas em grupo. O objetivo não é de fazer alguns ganharem, mas levar todos o mais longe que puderem, em conhecimentos, cidadania e solidariedade.
Cooperar também é inserir o indivíduo na vida do grupo, confrontando com os colegas, através dos problemas que se colocam em classe e necessitam ser resolvidos.
Brincando e jogando a criança aprende a ocupar o seu espaço, fantasiar, sonhar e criar toda a estrutura necessária para o processo de alfabetização.
Respeitamos o ritmo de cada criança, estimulando para que ela seja parte atuante na construção do seu conhecimento.
Avaliamos e contextualizamos as atividades através de aula passeio, do livro da vida com o grupo, do livro de culinária, do texto coletivo e do livro de laboratório.
Essa documentação histórica faz a família Vivendo Aprendendo relembrar nossos ilustres alunos. Em tudo que fazemos prezamos afetividade, cooperação, documentação e comunicação.

“A criança não se cansa de um trabalho útil que atenda os rumos da vida, todos querem ser bem sucedidos. O fracasso inibe o ânimo e o entusiasmo.”
Celestin Freinet

Artigo anteriorSEGUINDO EM FRENTE
Próximo artigoA CARA DA ILHA

Conteúdos Similares

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Instagram

Mais populares

ESTRADA DO VINHO DA RIOJA ALAVESA PAÍS BASCO-ESPANHA

UMA ROTA HISTÓRICA, CÊNICA, CULTURAL E GASTRONÔMICA Nesta edição da Mural, Ike Gevaerd explora uma rota cênica pra lá...

Rose Campos Martorano

Uma mulher moderna, que se reinventa e escolhe ser feliz QUANDO FOI ENTREVISTADA PELA MURAL, EM 2019, ELA ESTAVA...

SONHO PARISIENSE – DANIELE MAIA

FUNDADA HÁ MAIS DE 70 ANOS, LIDO SURPREENDE COM NOVO ESPETÁCULO TEXTO DANIELE MAIA